EE.Escola Severino

Cachoeira Paulista SP

Sala de Leitura

Não deixe para amanhã o livro que você pode ler hoje.

Passeio no Parque Estadual- Serra do Mar

Visita a Cunha no dia 03 de setembro de 2014

Festa da Primavera

Concurso Garota Severino

"Garota Severino."

Juliana K. G. do 3º A

quarta-feira, 27 de abril de 2011

“Semana de Conscientização sobre Coleta Seletiva”

“Semana de Conscientização sobre Coleta Seletiva”
11 a 15 de abril de 2011
Cachoeira Paulista

A EE Severino Moreira Barbosa marcou presença nessa semana, onde palestrantes chamaram a atenção para a importância da responsabilidade social com o meio ambiente. Participaram: Emaús Igualdade no Brasil, INPE, CETESB, VSA – Vale Soluções Ambientais, Pró-Life Reciclagem, Campanha da Fraternidade, Canção Nova – Comunicação e a Prefeitura Municipal.
Os temas nortearam sobre o Aquecimento Global; Desmatamento e Agronegócio; Água: como fonte de vida; e Sustentabilidade.
É necessário conscientizar a comunidade de um modo geral, sobre o valor da coleta seletiva, transformando conhecimento em atitudes.
- Como podemos viver mais e melhor neste planeta?
Praticando os 3 Rs:
- 1. Reduzir: sacolas plásticas, levando bolsas de tecidos nas compras menores; e o consumo;
- 2. Reciclar: separando garrafas Pets, latinhas de alumínio, caixas de papelão... do lixo comum.
- 3. Reutilizar: dar novo destino para o objeto: garrafas plásticas para colocação de água na geladeira...

O objetivo da Semana de Conscientização foi mobilizar a população cachoeirense, a separar o lixo orgânico (resto de alimentos, limpeza doméstica...) do lixo inorgânico (plásticos, latas, caixas de papelão...). Isto gera a Coleta Seletiva.
A empresa VSA trabalha com o lixo orgânico através do Aterro Sanitário e a entidade Emaús desenvolve um projeto de sustentação com o lixo inorgânico, transformando os objetos arrecadados em recursos para a sua manutenção, quer seja vendendo os materiais doados (madeiras, bancos, cadeiras, roupas, etc), quer seja utilizando-os no ambiente local.
- O que tem causado tanto lixo?
O aumento da população, variedade de embalagens e produtos, aumento do poder de consumo das classes C e D, Status x Segurança (no sentido de que o crescimento do poder aquisitivo faz com que o cidadão não se preocupe com o meio ambiente e compre cada vez mais, até mesmo sem necessidade).

É alarmante sabermos que somente 135 cidades brasileiras num país como o Brasil, possuem a Coleta Seletiva.
Cachoeira Paulista está sendo despertada para essa responsabilidade com o meio ambiente, e conseqüentemente, com o planeta.
Se não começarmos a agir agora com pequenas ações, as futuras gerações não terão muito o que aproveitar. A responsabilidade é de todos nós!

Texto elaborado pelas professoras: Rita Alves e Sheila Ribeiro.
Participaram também do evento: Luciana Fabiano, Josimara Silva, Dayane Simões e Izamara Santos, alunas do 2° Ano.



Aterro Sanitário VSA


Chorume


Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável (odor de coisa podre).
O processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc).








O folclorista Zé Paraíba e a escritora Ruth Guimarães marcaram presença nesta semana





Banda de Sucata





quinta-feira, 14 de abril de 2011

Bem da Hora

A nossa escola está no programa Bem da Hora dessa semana não percam às 17h30min na TV Canção Nova: