EE.Escola Severino

Cachoeira Paulista SP

Sala de Leitura

Não deixe para amanhã o livro que você pode ler hoje.

Passeio no Parque Estadual- Serra do Mar

Visita a Cunha no dia 03 de setembro de 2014

Festa da Primavera

Concurso Garota Severino

"Garota Severino."

Juliana K. G. do 3º A

sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Dia 04/09 reunião de Pais ás 16h30min não percam 

Mitos e Lendas

 A "Prosa Literária" do mês de agosto aconteceu na ultima terça feira 28 /08 tendo como tema principal o folclore.
Primeiro pesquisamos na internete e em livros da Sala de Leitura os contos, lendas e mitos de todo o Brasil, depois começamos a planejar como seria este evento cheio de mistérios. Será que o saci viria nos pregar uma peça? Ou o Curupira tão sumidinho nos visitaria para arruinar toda a nossa produção?


O Folclore e histórias de assombrações nos remetem também à cozinha de nossas avós, ao fogão a lenha, bolão de fubá, tapioca, pipoca, caldo de cana e outras delícias mais. E foi nesse clima gostoso de descontração e contação de histórias, relatos daqui e dali que se deu nossa "Prosa Literária" .





Narramos histórias de saci, curupira, Romãozinho, Missa dos Mortos e lendas locais diante dos olhos ávidos, encantados dos professores.Trouxemos naquele momento o clima da infância com suas lembranças afetivas o que causou um efeito delicioso em todos nós. Este evento foi maravilhoso.


Ligia/Antonia

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Gênero literário fantástico atrai público jovem

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Os Livros mais lidos no 1º semestre

Amor de Perdição

Autor: Castelo Branco, Camilo 
Categoria: LiteraturaInfanto-Juvenil / Literatura Juvenil
O livro foi publicado simultaneamente ao pro-cesso que o autor sofreu pelo seu romance com uma mulher casada, em 1862. O autor retrata uma sociedade preconceituosa, onde o amor se transforma em desespero e morte, arrancando-nos da vida e lançando-nos nos mais cruéis abismos da dúvida e da solidão








Diários do Vampiro

Autor: Smith, J. L.
 Editora: Bestbolso
Categoria: Literatura Estrangeira / Romance
 “O Despertar” é o primeiro volume da saga “Diários do Vampiro”, que inspirou a série de televisão The Vampire Diaries. Elena Gilbert é a garota mais popular de Fell’s Chursch. Apesar disso, ela se sente extremamente solitária, até conhecer o misterioso Stefan Salvatore, um vampiro perseguido pelo irmão. Damon e Stefan são inimigos mortais e Elena vê-se subitamente envolvida em um triângulo amoroso que pode ser fatal, “O Confronto” é o segundo volume da saga Diários do Vampiro. Elena conseguiu o que queria: Stefan é seu. Mas sua semelhança com Katherine a torna irresistível para Damon, que está decidido a conquistá-la. Stefan conhece o poder destrutivo do irmão e está disposto a tudo para defender Elena, mas será ele capaz de protegê-la de si mesmo?



A Escrava Isaura 

 Autor: Guimaraes, Bernardo
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil / Literatura Juvenil
 Bernardo Guimarães foi um grande contador de histórias, as quais retratavam a realidade brasileira e ajudavam a construir a identidade nacional do país recém-independente. Seu romance de maior repercussão. "A escrava Isaura", tem como gancho - o termo jornalístico que designa uma oportunidade para a publicação de um texto - a causa abolicionista, cujo debate estava no auge à época do lançamento do livro.




 A Senhora Das Savanas

 Autor: Hilton Marques
Editora: Ediouro
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Tensão e perfídia, fé e solidariedade em uma história original, ágil e envolvente, passada no coração da África. Tendo a África como pano de fundo e as relações humanas como fio condutor, Marques mostra a realidade de um continente repleto de injustiças e questões políticas e sociais, que vão do despotismo militar aos excessos do fundamentalismo. Um romance repleto de aventura.












 Capitães de Areia 

Autor: Amado, Jorge
 Categoria: Literatura Nacional
Romance Capitães da Areia, a história crua e comovente de meninos pobres que moram num trapiche em Salvador e clássico absoluto dos livros sobre a infância abandonada, assombrou e encantou várias gerações de leitores e permanece hoje tão atual quanto na época em que foi escrito.











sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Leitor do 2º Bimestre

Nesse 2º bimestre foram duas leitoras que se destacam com quase vinte livros .

Jéssica A
Rafaela  2º B  

Parabéns meninas !
vejam alguns dos títulos emprestados por elas :
  • A metamorfose - Frans Kafka / Jéssica
  • Lis no peito  - Jorge Miguel / Jéssica 
  • O melhor de mim - Nicholas Sparks / Rafaela 
  • Medo ? Eu hein?  -  Moreira de Acopiara / Rafaela 

Vejam os números do 2º bimestre

Parabéns aos alunos do 2ºB por liderar o empréstimo no mês de junho !