EE.Escola Severino

Cachoeira Paulista SP

Sala de Leitura

Não deixe para amanhã o livro que você pode ler hoje.

Passeio no Parque Estadual- Serra do Mar

Visita a Cunha no dia 03 de setembro de 2014

Festa da Primavera

Concurso Garota Severino

"Garota Severino."

Juliana K. G. do 3º A

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cora Coralina


Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Cora Coralina

A Ana que virou Cora e foi rejeitada pela cidade, criou asas e ganhou fama.

Virou Cora aos 15 anos, o pseudônimo uma exigência para disfarçar a escritora, que moça prendada e casadoira não perdia tempo com manuscritos. Cora, derivativo de coração, identidade que a diferenciava de tantas Anas da cidade, batizadas todas em homenagem à santa padroeira. Coralina ainda demorou algum tempo, surgiu depois, soma perfeita de sonoridade e tradução literária. Cora Coralina, coração vermelho, gostava de contar. "Lindo, não é?"
Cora Coralina (1889 - 1985)

Biografia

Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas (Goiás GO 1889 - Goiânia GO 1985). Fez apenas os estudos primários, com a professora Silvina Ermelinda Xavier de Brito (Mestra Silvina), por volta de 1899 e 1901. Em 1910 teve seu conto Tragédia na Roça publicado no Anuário Histórico Geográfico e Descritivo do Estado de Goiás , do professor Francisco Ferreira dos Santos Azevedo. Mudou-se para o interior de São Paulo em 1911. Na década de 30, tornou-se colaboradora do jornal O Estado de São Paulo ; foi vendedora da Livraria José Olympio, em São Paulo, e proprietária do estabelecimento Casa dos Retalhos, em Penápolis SP. Voltou para Goiás em 1956, onde exerceu por mais de vinte anos a profissão de doceira. Seu primeiro livro de poesia, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais , saiu em 1965. Seguiram-se Meu Livro de Cordel , publicada em 1976, numa edição restrita em Goiás, por P. D. Araújo, e Vintém de Cobre (1983). Em 1984 recebeu o Grande Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Troféu Juca Pato, concedido pela União Brasileira de Escritores.

Cronologia

NASCIMENTO/MORTE

1889 - Goiás GO - 20 de agosto

1985 - Goiânia GO - 10 de abril


VIDA FAMILIAR

Filiação: Francisco de Paula Lins dos Guimarães Peixoto, desembargador, e Jacinta Luíza do Couto Brandão Peixoto

1911 - Goiás GO - Fuga com Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas

1926 - São Paulo - Casamento com Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas

1934 - Palmital SP - Morte do marido