terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sala de Leitura em ação

A sala de leitura se tornou um espaço de encontro e distração dentro da escola. A leitura já faz parte do dia-a-dia de boa parte dos alunos. Os periódicos são os mais procurados. No começo da semana a correria pelas revistas é grande, a mais procurada é a Veja e a Istoé. Podemos dizer que temos verdadeiros devoradores de revista como o Renan e a Beatriz do 3ºB e o Claudemiro do 3º TA que não perde uma edição. Os livros têm um espaço cativo entre os alunos. Percebemos que a preferência deles são os livros de relatos e depoimentos pessoais, os mais emprestados são: “A bandoleira” de José Magdalena, “Cidade de Deus” de Paulo Lins e “Capão Pecado” de Ferres. Os alunos acabam encontrando um livro que lhes agradem. Uma aluna que merece destaque é a Tamara Ramona do 3º B que leu essas obras citadas e muitas outras; como diz Rubens Alves no conto “Sobre os livros” ela é uma verdadeira antropófaga, devoradora de livros, uma alma sedenta de narrativa que não perde uma oportunidade de saciar. Outro livro que agradou a muitos foi “A mulher que escreveu a bíblia”, de Moacyr Sclier, pelo seu conteúdo picante. Mas os romances ainda não perderam espaço no coração dos apaixonados que suspiram lendo “Cartas Portuguesas” de Mariana Alcanforado e os poemas de Vinícius de Moraes. Os alunos do EJA apesar da correria do dia-a-dia encontram tempo para se dedicar a leitura de uma forma prazerosa. No começo do 3º bimestre o era só o 3º TA que visitava com mais freqüente a sala de leitura, mas a realidade começou a mudar no começo do quarto bimestre, pois, os alunos do 1º TA e do 2º TA estão constantemente em busca de livros. A contribuição dos professores tem sido fundamental para o crescimento na leitura. A visita dos professores com os alunos é que fez elevar o índice de empréstimos. Podemos perceber isso claramente através do gráfico que mostra o 1º B que visitou a sala três vezes entre setembro e outubro, com professora de português, Cristina. A partir deste momento os alunos que fizeram os primeiros empréstimos adquiriram o gosto e passou a ser um leitor assíduo visitando constantemente a sala

O perfil deste gráfico começou a mudar entre o final de outubro e novembro. Com o incentivo do professor de física, João Bosco, o 1º B mais uma vez se destaca .
A professora Marisa de Língua Portuguesa passou a dedicar uma aula da semana para a leitura, com isso os alunos começaram a conhecer o acervo e a frequentar a sala fora dos horários destinado pela professora para a leitura. O espaço virou um local para debater em pequenos grupos diversos assuntos desde dúvidas sexuais até religião. As dúvidas são tiradas com ajuda dos livros, quando não temos o material adequado recorremos à internet.












0 comentários:

Postar um comentário