Falência múltipla de órgãos mata o escritor Moacyr Scliar
Folha de S.Paulo e Folha.com
O premiado escritor brasileiro Moacyr Scliar, 73 anos, morreu na madrugada de ontem, em Porto Alegre (RS). Segundo o Hospital das Clínicas da cidade, a causa foi falência múltipla de órgãos.
Scliar, que também era médico, estava com a saúde debilitada. Ele já havia sofrido um acidente vascular cerebral isquêmico e retirado tumores benignos no intestino e um coágulo da cabeça.
Autor de mais de 70 livros traduzidos para mais de 40 idiomas, o gaúcho foi velado ontem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e será sepultado hoje, às 11h, no cemitério israelita.
O escritor ganhou importantes prêmios no Brasil e no exterior, como o Jabuti (quatro vezes). Desde 2003, ocupava a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras.
Em sua carreira, destacam-se livros como "O Centáuro no Jardim", eleito em 2002 pelo National Yiddish Book Center uma das cem melhores obras de temática judaica nos últimos 200 anos, "Sonhos Tropicais", romance sobre o sanitarista Oswaldo Cruz, "O Exército de um Homem Só", e "A Magestade do Xingu".
Presente ao velório, o governador Tarso Genro (PT-RS) decretou luto oficial de três dias e anunciou a criação de um prêmio literário anual que levará o nome do autor. A presidente Dilma Rousseff (PT) disse que "Scliar era um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana."
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Morre aos 73 anos o escritor Moacyr Scliar
13:40
No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário