sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

1º de Dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS

O mundo tem se mobilizado, de uma forma ou de outra, no combate a AIDS, em meio a tantas outras doenças que afligem a humanidade. A EE Severino Moreira Barbosa não poderia ausentar-se desta luta, conforme falou a vice-diretora Suzele Maria e o Coordenador Pedagógico, Bethoel.
Foi interessante ver os alunos sendo mobilizados na feitura do laço vermelho, símbolo do sangue, da paixão e da ação no combate à doença.
Houve pesquisa de material na internet, proporcionado pela professora Antonia, da Sala de Leitura. A professora Maria Lúcia, da área de Biologia, contou a história da “camisinha”; falou acerca dos riscos causados pela doença e os modos de prevenção com o uso do preservativo masculino e feminino. O professor Sávio, de Matemática, também participou com algumas explicações acerca do risco da doença, na transfusão de sangue; reportou-se ao fato de que, quando sofreu acidente de moto, teve que sujeitar-se a um exame para receber sangue, o que causou-lhe ansiedade.
Também tive a oportunidade de falar com os jovens no que concerne ao respeito mútuo entre nós, e como podemos transformar o mundo para melhor, com pequenas ações.
Temos às vezes, uma idéia vácua sobre a doença. Achamos que somente ocorre entre homossexuais, e com os outros! O vídeo mostrou o contrário. Qualquer um está sujeito a contrair a doença: através da relação sexual; com parceiros diversos; por meio de uma transfusão de sangue; compartilhando a seringa no uso de drogas; furando as orelhas ou qualquer outra parte do corpo, para uso de brincos ou piercings, com material não esterilizado...
Nossos jovens estão mais atirados em tudo! Muito diferente de gerações passadas. Isto, até certo ponto, é bom! Entretanto, ainda não têm a consciência real da sexualidade quanto aos seus benefícios e responsabilidades. É mister a família não omitir-se quanto à este fato. Torna-se cada vez mais importante uma conversa franca e aberta acerca deste assunto com os filhos. Não adianta “tapar o sol com a peneira”, já diz o ditado.
Fico realmente feliz quando a sociedade se mobiliza e enfrenta o problema seja ele qual for; até porquê, não é fugindo dele mas achando soluções para resolvê-lo que crescemos e educamos. Assim, todos somos vencedores!

Rita Alves, educadora



Alunos confeccionando o laço da campanha de combate AIDS


Professora de Biologia demonstrando o uso correto de presevativo, no caso, o preservativo feminino


Professora passando aos aluno o vídeo sobre a AIDS do Dr. Drauzio Varela.

0 comentários:

Postar um comentário